top of page

Sobre

O PlaME (Plantas Medicinais na Escola), é um projeto de Extensão que nasceu com o nome “Difundindo os saberes dos quintais na escola”. O projeto foi idealizado pelo Setor de Enfermagem do campus devido as limitações éticas existentes para o uso de medicações no atendimento das queixas dos estudantes e foi construído em parceria com o Setor Agropecuário do campus Governador Mangabeira. Fazem parte da equipe de desenvolvimento os servidores Técnicos Administrativos em Educação: Crislaine Nascimento Moura, Técnica em Enfermagem, (Coordenadora do projeto), Emily Lima Carvalho, Enfermeira, Ednaldo da Silva Dantas e Moacir Andrade dos Santos, ambos Técnicos em Agropecuária. Possuímos também, como integrantes da equipe sete alunos voluntários, todos do curso subsequente de Agropecuária: Ana Maria Cerqueira Santana, Cândida Motta Bandeira, Gilberto Cunha Santos, Gustavo da Silva Maceno, Joseval Leite Santos, Taise Silva Santos, Uilson de Almeida Ferreira. Além dos citados, temos como nosso colaborador o funcionário de campo José Mário Cardoso.

Sobre 
01.

Objetivo

Implantar uma Unidade de Plantas Medicinais no IF Baiano, campus Governador Mangabeira, desenvolvendo atividades educativas para a difusão de práticas de cultivo sustentáveis e utilização racional de plantas medicinais como recurso terapêutico estratégico na comunidade acadêmica do campus e nas comunidades vizinhas. Visa ainda a valorização cultural do uso de plantas medicinais com vistas a redução da medicalização dos corpos.

02.

Desenvolvimento

Já desenvolveu oficinas sobre cultivo e uso terapêutico de plantas medicinais, fez participação em feiras objetivando a difusão do uso de plantas medicinais em suas diversas possibilidades terapêuticas, realizou doação de mudas e recebeu visitas (de escolas, creches etc.) no horto, dentre outras atividades. Estas atividades são permanentes e podem ser solicitadas por meio do envio de um e-mail de solicitação para o endereço plame@gm.ifbaiano.edu.br.

03.

Trabalhos futuros

O Horto do PlaME está em expansão e já possui mais de 30 espécies implantadas. A equipe está elaborando uma cartilha sobre o cultivo e uso terapêutico de 30 espécies medicinais já implantadas em nosso horto. E foi iniciado preparo do sistema de coleta de água da chuva para irrigação sustentável com instalação de calha.

Estandes

bottom of page